top of page
BG Amarelo_10x-8.png
Procedimentos
Tesoura cirúrgica

Ureterolitotripsia

A ureterolitotripsia é uma técnica minimamente invasiva que permite ao médico visualizar e tratar cálculos urinários diretamente sem cortes(de maneira endoscópica). O procedimento é realizado com o uso de um instrumento chamado ureteroscópio, que contém uma câmera e pode ser rígido ou flexível. Com a câmera, o médico urologista localiza o cálculo e pode usar instrumentos especiais para removê-lo ou fragmentá-lo, dependendo do tamanho e localização da pedra.

Hospital Hall

Prostatectomia Radical Robótica

A prostatectomia radical por via robótica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado para remover a próstata, vesículas seminais e, em alguns casos, linfonodos regionais, para tratamento do câncer de próstata. Sob anestesia geral, pequenas incisões são feitas no abdômen. O cirurgião então conecta o robô, que possui braços articulados com ferramentas cirúrgicas precisas e uma câmera, contando ainda com uma equipe auxiliar. A recuperação da prostatectomia radical robótica permite uma recuperação mais rápida, com menos dor,menor tempo de sonda urinária no pós-operatório e retorno precoce às atividades.

Salas de Emergência

Nefrectomia Parcial

A nefrectomia parcial robótica ou laparoscópica é um procedimento cirúrgico usado para remover uma parte do rim, geralmente para tratar tumores ou outras condições que afetam a saúde renal. A cirurgia robótica tem sido a técnica de escolha pois sua precisão cirúrgica permite a preservação do rim mesmo em casos complexos, com tumores volumosos e/ou em localizações desfavoráveis. A recuperação é rápida, permitindo um retorno precoce às atividades diárias além de menos dor no pós-operatório.

Tesoura cirúrgica

HOLEP

O Holep (Holmium Laser Enucleation of the Prostate) é um procedimento cirúrgico utilizado para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição comum que causa o aumento da próstata e pode levar a problemas urinários no homem. Atualmente é considerado o padrão-ouro para tratamento cirúrgico dessa condição, com menores taxas de recidiva do que a raspagem tradicional. É utilizado um aparelho endoscópico com laser que ajuda a remover o adenoma prostático (porção obstrutiva da próstata). Após a remoção do tecido, uma sonda urinária é colocada para drenar a urina e lavar a bexiga e loja prostática por 1 ou 2 dias geralmente.

cirurgia

Prostatectomia Simples Robótica

A prostatectomia simples por via robótica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para tratamento do crescimento benigno da próstata, ou HPB (hiperplasia prostática benigna). Assim como no HOLEP, apenas o tecido obstrutivo da próstata é removido, porém com auxílio da plataforma robótica. É especialmente indicado para tratamento cirúrgico de pacientes com próstatas muito aumentadas (100 gramas ou mais). O paciente fica em uso de sonda urinária por alguns dias (3-5) e costuma retomar suas atividades cotidianas precocemente.

bottom of page